Inovação na mediação de leitura
ação de divulgação do acervo da biblioteca Ariano Suassuna em Banheiros do IFPE – Campus Jaboatão
Palavras-chave:
IFPE Jaboatão, Serviço de Referência, Metodologias Inovadoras, Inovação em bibliotecasResumo
Este relato descreve a ação inovadora de mediação de leitura na Biblioteca Ariano Suassuna do IFPE – Campus Jaboatão. Objetivando divulgar o acervo da biblioteca e promover a leitura, de forma expositiva, cartazes com recomendações de livros foram fixados nos banheiros. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na gestão inovadora e participativa. Os resultados mostram aumento na visibilidade da biblioteca e maior frequência de empréstimos dos livros recomendados. Conclui-se que a ação foi eficaz na promoção da leitura e engajamento da comunidade acadêmica, sugerindo-se a replicação da iniciativa em outras instituições.
Referências
ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane Lourdes da Silva (orgs.). Biblioteca: conhecimentos e práticas. Porto Alegre: Penso, 2014. 179 p.
OLIVEIRA, Silas Marques de. Marketing e sua aplicação em biblioteca: uma abordagem preliminar. Ci. Int., Brasília, v.14, n.2, 137-47, jul.-dez., 1985. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/218/218 Acesso em: 18 set. 2024.
PRIDE, William M.; FERREL, O. C. Fundamentos do Marketing: conceitos e práticas. 6 ed. São Paulo: Cengage, 2016.
SCHÖNGUT GROLLMUS, Nicolás; PUJOL TARRÉS, Joan. Histórias sobre metodologia: difratando experiências de pesquisa narrativa. Fórum Qualitative Sozialforschung / Fórum: Pesquisa Social Qualitativa , [S. [1] , v. 16, n. 2, 2015. DOI: 10.17169/fqs-16.2.2207. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/2207. Acesso em: 3 jul. 2024.
SILVA, Thiago Leite Amaro da. Os livros são para usar: avaliação sobre uso e acesso no serviço de referência de biblioteca : subsídio à gestão. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
SILVA, Thiago Leite Amaro da; SALCEDO, Diego Andres. O marketing bibliotecário e a comunicação empresarial. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, [S. l.], p. 23–34, 2017. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/3333. Acesso em: 18 set. 2024.
VIEIRA, Ronaldo. Introdução à teoria geral da Biblioteconomia. Interciência, 2014.