Inovação na mediação de leitura

ação de divulgação do acervo da biblioteca Ariano Suassuna em Banheiros do IFPE – Campus Jaboatão

Autores

Palavras-chave:

IFPE Jaboatão, Serviço de Referência, Metodologias Inovadoras, Inovação em bibliotecas

Resumo

Este relato descreve a ação inovadora de mediação de leitura na Biblioteca Ariano Suassuna do IFPE – Campus Jaboatão. Objetivando divulgar o acervo da biblioteca e promover a leitura, de forma expositiva, cartazes com recomendações de livros foram fixados nos banheiros. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na gestão inovadora e participativa. Os resultados mostram aumento na visibilidade da biblioteca e maior frequência de empréstimos dos livros recomendados. Conclui-se que a ação foi eficaz na promoção da leitura e engajamento da comunidade acadêmica, sugerindo-se a replicação da iniciativa em outras instituições.

Biografia do Autor

Thiago Leite Amaro da Silva, IFPE

Bibliotecário Documentalista

Mestre em Políticas Públicas

Amanda Tavares Silva Lima Nascimento, IFPE

Bibliotecária Documentalista

Especialista em Docencia do Ensino Superior e Gestão de Pessoas

Mestre em Educação

Doutoranda em Educação

Gutemberg Virgínio do Nascimento, IFPE

Técnico em Assuntos Educacionais

Licenciado em Geografia

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável

Doutorando em Educação

Referências

ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane Lourdes da Silva (orgs.). Biblioteca: conhecimentos e práticas. Porto Alegre: Penso, 2014. 179 p.

OLIVEIRA, Silas Marques de. Marketing e sua aplicação em biblioteca: uma abordagem preliminar. Ci. Int., Brasília, v.14, n.2, 137-47, jul.-dez., 1985. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/218/218 Acesso em: 18 set. 2024.

PRIDE, William M.; FERREL, O. C. Fundamentos do Marketing: conceitos e práticas. 6 ed. São Paulo: Cengage, 2016.

SCHÖNGUT GROLLMUS, Nicolás; PUJOL TARRÉS, Joan. Histórias sobre metodologia: difratando experiências de pesquisa narrativa. Fórum Qualitative Sozialforschung / Fórum: Pesquisa Social Qualitativa , [S. [1] , v. 16, n. 2, 2015. DOI: 10.17169/fqs-16.2.2207. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/2207. Acesso em: 3 jul. 2024.

SILVA, Thiago Leite Amaro da. Os livros são para usar: avaliação sobre uso e acesso no serviço de referência de biblioteca : subsídio à gestão. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

SILVA, Thiago Leite Amaro da; SALCEDO, Diego Andres. O marketing bibliotecário e a comunicação empresarial. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, [S. l.], p. 23–34, 2017. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/3333. Acesso em: 18 set. 2024.

VIEIRA, Ronaldo. Introdução à teoria geral da Biblioteconomia. Interciência, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"