A informação gênero-sexualidade e seu lugar na senciência da Biblioteconomia

Autores

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Informação gênero-sexualidade, Epistemologia, Senciência epistêmica, LGBTQIAPN+

Resumo

Houve relativo avanço técnico-epistêmico na biblioteconomia, porém, deve-se manter a senciência dos processos técnicos através da informação gênero-sexualidade, os conteúdos comunicacionais e informacionais produzidos e disseminados pelas redes LGBTQIAPN+. A senciência epistêmica é a capacidade de interseccionar sensação/percepção, visão, simbolização, análises, conclusão e construção dos fatos no tempo-espaço. Como a informação gênero-sexualidade se localiza na senciência da biblioteconomia? Justifica-se pelo descortinamento do fazer prévio e rígido da biblioteconomia. Adotaram-se a abordagem qualitativa e o método Fenomenológico Social. A informação gênero-sexualidade se localiza na senciência da biblioteconomia através dos bibliotecários LGBTQIAPN+ e sujeitos aliados descortinados das primeiras experiências da área.

Biografia do Autor

Eliane Epifane Martins, IEEP

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como docente no Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) e bibliotecária na Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém/PA (CODEM). Realiza pesquisas na área da Ciência da Informação, memória e patrimônio cultural.

Anderson Alberto Saldanha Tavares, fapespa

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento da Universidade da Amazônia. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Foi coordenador do Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Hospital Saúde da Mulher em 2008-2009. Atuou na Assistência Social da Prefeitura de Ananindeua, tem experiência em programas e sistemas da Rede SUAS de 2011-2014.

Sérgio Rodrigues de Santana, UFPB

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Psicologia (UFPB) e Biblioteconomia (Uniasselvi), é graduando em Arquivologia e Museologia (Uniasselvi), especialista em 'Ensino e Interdisciplinaridade' (Uniasselvi) e especialista em Arquivologia (Faculdade Domínios). É líder do Grupo de Estudos em  Interdisciplinaridades e Epistemologias  (GintEpis) e  integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais (NEPIE-RE/GEINCOS-CCSA/UFPB) e realiza pesquisa na área de Epistemologia.

Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz, ULBRA

Doutora em Educação (ULBRA/RS, 2024). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA/BH/2013). Graduada em Psicologia (UNINCOR/MG/2009), Pedagogia (FBN/AM/2023) e Ciências Sociais (ÚNICA, 2024). Formação Complementar em Pedagogia (FCE/2022). Especialista em áreas interdisciplinares (Psicologia, Gestão, Direitos Humanos, Educação Especial, outros). Membro do Grupo de Pesquisa "Cultura e Educação" (CAPES/ULBRA, 2020). 

 

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Publicado

2024-12-17