Fluxos informais e a gestão do conhecimento

uma revisão de escopo

Autores

  • Mariluci Zanela Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0009-0001-5436-5609
  • Maria Lidiane Herculano Graciosa Universidade Federal do Paraná
  • Berenice Rodrigues Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Leiliane Sodré Rabelo Universidade Federal do Paraná / Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação https://orcid.org/0000-0002-9578-8640
  • Liliane Menezes Rabelo Universidade Federal do Paraná / Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação

Palavras-chave:

Fluxos informais, Gestão do conhecimento, Fluxos informacionais

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar os fluxos informais para a gestão do conhecimento nas organizações, explorando sua relevância, vantagens e desafios. Trata-se de um estudo de revisão de escopo, guiado conforme as diretrizes do Instituto Joanna Briggs e o checklist PRISMA. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science e Brapci. Como resultados, após a aplicação dos critérios de seleção, obteve-se 10 estudos para análise. Conclui-se que os fluxos informais contribuem e agregam valor nas organizações. Sugere-se a continuidade de pesquisas sobre o tema devido à escassez de estudos sobre o assunto.

Biografia do Autor

Mariluci Zanela, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Gestão da Informação, pelo Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação, Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007). Graduada em Biblioteconomia (1997), na mesma Instituição. Trabalha como Bibliotecária e Professora na orientação e normalização de trabalhos científicos, pesquisas bibliográficas em fontes de informação (bases de dados, gerenciadores de buscas), e Revisões Sistemáticas.

Berenice Rodrigues Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI-UFPR) na linha Informação e Tecnologia, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997), especialista em Gestão de Marketing nas Organizações pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é bibliotecária da UFPR, atua no Serviço de Referência da Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira, desenvolvendo trabalho de orientação de normalização de trabalhos acadêmicos, capacitação e treinamento de usuários. Membro da Comissão de Serviço de Referência e Informação (SRI), Comissão do Programa de Educação Continuada de Usuários (PROEDUC) e Comissão do Serviço de Normalização. Integrante da equipe que gerencia a plataforma Stream Yard para transmissão das capacitações pelo canal do Youtube do SiBi/UFPR. Realiza submissões das capacitações e eventos promovidos pelo SiBi/UFPR no acervo digital da UFPR.

Leiliane Sodré Rabelo, Universidade Federal do Paraná / Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação

Doutoranda em Gestão da Informação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação (PPGGI). É mestra em Gestão de Unidades de Informação, pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) / Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo). Participa do Grupo de Pesquisa Informação, Direito e Sociedade (Infojus). Graduou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É analista judiciária - Especialidade Biblioteconomia, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). Tem experiência na área de Gestão Documental e Gestão da Memória. É membra da Comissão de Gestão da Memória do TJPA.

Liliane Menezes Rabelo, Universidade Federal do Paraná / Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação

Mestranda em Gestão da Informação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2004). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2002) pela Universidade Estadual do Pará. É cantora, compositora. Atualmente é Técnico em Gestão Cultural - Bibliotecária, da FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Educação, com ênfase em ações culturais e intervenção musical.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"