A representação da função educativa do bibliotecário escolar em um edital de concurso

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecário, Biblioteca Escolar, Edital, Concurso, Função educativa

Resumo

A biblioteca escolar é um ambiente educativo em que o papel de mediador do bibliotecário se complementa com uma função educacional. Objetivo: Investigar se os documentos dispostos no conteúdo programático de conhecimentos específicos de biblioteca escolar do Edital SEPLAG/SEE Nº 03/2023 para a inserção do bibliotecário em ambientes informativos destacavam sua função educativa na biblioteca escolar. Métodos: Consiste em uma pesquisa de natureza exploratória com a realização de um levantamento bibliográfico e uma análise documental. Resultados: Verificou-se que as Diretrizes da IFLA é o documento em que o bibliotecário está mais representado. Os documentos referentes à área da educação não citam o profissional bibliotecário, mas são parâmetros fundamentais para que o profissional atue e tenha suporte para desempenhar suas atividades e ações. Conclusões: A função educativa do bibliotecário não está claramente representada nos documentos específicos de biblioteca escolar solicitados no edital, principalmente no que se refere ao lugar do bibliotecário na educação.

Biografia do Autor

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad de Salamanca (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formaçao docente, bibliotecário escolar, educaçao e comunicaçao, formação profissional e ensino virtual.

Eliana Terra, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Espírito Santos (2021). Bacharel em Biblioteconomia (UFES/2000). Especialista em Biblioteca Escolar (FESAV/2016) e Gestão de Recursos Humanos (FABAVI/2007). Atualmente é coordenadora da rede de bibliotecas escolares da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha/ES. Membro da Rede de Leitura Inclusiva do GT-ES. Bibliotecária voluntária do Projeto Social "Fome de Leitura". Professora voluntária do Departamento de Biblioteconomia da UFES. Tutora a Distância do curso EaD de Biblioteconomia UFES. Atua em pesquisas nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, com ênfase em: biblioteca escolar, gestão de redes de bibliotecas, competência em informação, formação e atuação de bibliotecários, concursos literários, estudo de usuários, formação e desenvolvimento de coleções. Premiada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia CRB-6 com a Medalha Etelvina Lima (2019). Comenda Especial Maria Stella de Novaes, Universidade Federal do Espírito Santo. Departamento de Biblioteconomia (2021). Homenageada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia em reconhecimento à relevância dos serviços prestados à Biblioteconomia na região Sudeste (2022). Título de Honra ao Mérito em alusão aos 75 anos da Academia de Letras de Vila Velha (2023).

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora (2014) e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Bacharel em Biblioteconomia, ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Campus de Marília), com período de doutorado sanduíche na Universidade Carlos III de Madrid (2013). Possui Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2016). É professora adjunta no Departamento de Biblioteconomia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É Coordenadora do Laboratório de Preservação. Líder do grupo de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados". É coordenadora do GT 6 - Informação, Educação e Trabalho (Gestão 2023-2025) e foi coordenadora adjunta do GT (Gestão 2021-2023) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). É membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), entre 2020-. É responsável pela coluna "Entre conexões e processos informacionais", no site Infohome/OFAJ. Tem experiência na área de Ciência da informação e Biblioteconomia, atuando, principalmente com os seguintes temas: competência em informação, fontes de informação, avaliação de fontes de informação e de fake news, formação e atuação do bibliotecário, estudo de usuários (com abordagem tradicional, alternativa e social).

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"