Cocriando no YouTube e na Podosfera
atuação bibliotecária sob o paradigma da cocriação audiovisual
Palavras-chave:
Cocriação de valor, Cocriação audiovisual, Bibliotecário audiovisual, Bibliotecário podcaster, PodcastResumo
Apresenta as bases conceituais para as atividades do Projeto Cocriando: Cocriação Audiovisual no YouTube e na Podosfera. Discute o paradigma da cocriação a partir do acesso a publicações nas áreas de Administração e Marketing. Relata as experiências na administração de um canal no YouTube e de um podcast acadêmico, incluindo as transições do projeto na podosfera, a saber: atualização da linha editorial, alteração do nome, migração da plataforma de áudio e lançamento da marca. Conclui que o live streaming e a podosfera demandam a atuação bibliotecária sob o paradigma da cocriação audiovisual e a formação profissional de bibliotecários audiovisuais e bibliotecários podcasters.
Referências
ALMEIDA, F. G. Por um fio de cabelo: a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda. Orientação: Elen Cristina Geraldes. 2021. 56 f. TCC (Graduação) – Curso de Comunicação Organizacional, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/29065. Acesso em: 30 maio 2024.
BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. Tradução: Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009.
CABRAL, V. H. A biblioteca no contexto da cultura maker: tendências e possibilidades em bibliotecas universitárias. Orientação: Luiz Tadeu Feitosa. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60332. Acesso em: 28 maio 2024.
COCRIAÇÃO. In: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2024. Disponível em: https://bit.ly/cocriacao-na-bdtd. Acesso em: 28 maio 2024.
COCRIANDO NATURA. [Home page]. [São Paulo]: Natura, 2014. Disponível em: http://cocriando.natura.net/cs/cocriando/homecocriando. Acesso em: 30 maio 2024.
COMMUNITY MANAGER SCHOOL. Como a Nike faz marketing de comunidade. Por Emiliano Agazzoni. São Paulo: CM School, 2024. Disponível em: https://www.communitymanagerschool.com/blog/como-a-nike-faz-marketing-de-comunidade. Acesso em: 30 maio 2024.
DALLA VALLE, T. O. F. Cocriação de valor como estratégia de comunicação na sociedade em rede: estudo do programa Cocriando Natura. Orientação: Maria Ivete Trevisan Fossá. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6373. Acesso em: 28 maio 2024.
HARTLEY, J. Utilidades do YouTube: alfabetização digital e a expansão do conhecimento. In: BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. Tradução: Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009. p. 165-186.
JENKINS, H. O que aconteceu antes do YouTube? In: BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. Tradução: Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009. p. 143-164.
LAS CASAS, A. L. Cocriação de valor: conectando a empresa com os consumidores através das redes sociais e ferramentas colaborativas. São Paulo: Atlas, 2014.
PODOSPHERE. In: COLLINS Dictionary. [S. l.]: Collins, 2024. Disponível em: https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/podosphere. Acesso em: 21 jun. 2024.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. O futuro da competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
RAMASWAMY, V.; OZCAN, K. O paradigma da cocriação. Tradução: Maria Lucia de Oliveira. São Paulo: Atlas, 2016.
ROGERS, D. L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. São Paulo: Autêntica Business, 2021.
SCARTON, L. M. Cocriação de valor em cadeias curtas de abastecimento alimentar: estudos de caso no Rio Grande do Sul. Orientação: Paulo Dabdab Waquil. 2016. 253 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/158912. Acesso em: 30 maio 2024.