Cocriando no YouTube e na Podosfera

atuação bibliotecária sob o paradigma da cocriação audiovisual

Autores

Palavras-chave:

Cocriação de valor, Cocriação audiovisual, Bibliotecário audiovisual, Bibliotecário podcaster, Podcast

Resumo

Apresenta as bases conceituais para as atividades do Projeto Cocriando: Cocriação Audiovisual no YouTube e na Podosfera. Discute o paradigma da cocriação a partir do acesso a publicações nas áreas de Administração e Marketing. Relata as experiências na administração de um canal no YouTube e de um podcast acadêmico, incluindo as transições do projeto na podosfera, a saber: atualização da linha editorial, alteração do nome, migração da plataforma de áudio e lançamento da marca. Conclui que o live streaming e a podosfera demandam a atuação bibliotecária sob o paradigma da cocriação audiovisual e a formação profissional de bibliotecários audiovisuais e bibliotecários podcasters.

Biografia do Autor

Francisco Edvander Pires Santos, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFC. Especialista em Gestão Universitária. Consultor na implantação e gestão de repositórios audiovisuais. Host do canal Cocriando no YouTube. Administrador do podcast Cocriando na Podosfera.

Joana D'Arc Páscoa Bezerra Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará. Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFC. Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial pelo CETREDE/UFC. Membra do Grupo de Pesquisa de Aplicações em Tecnologias Assistivas e Usabilidade e do Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão. Co-founder e estrategista digital do Projeto Cocriando no YouTube e na Podosfera.

Referências

ALMEIDA, F. G. Por um fio de cabelo: a representação das mulheres brasileiras cacheadas, crespas e onduladas nas campanhas da Seda. Orientação: Elen Cristina Geraldes. 2021. 56 f. TCC (Graduação) – Curso de Comunicação Organizacional, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/29065. Acesso em: 30 maio 2024.

BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. Tradução: Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009.

CABRAL, V. H. A biblioteca no contexto da cultura maker: tendências e possibilidades em bibliotecas universitárias. Orientação: Luiz Tadeu Feitosa. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60332. Acesso em: 28 maio 2024.

COCRIAÇÃO. In: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2024. Disponível em: https://bit.ly/cocriacao-na-bdtd. Acesso em: 28 maio 2024.

COCRIANDO NATURA. [Home page]. [São Paulo]: Natura, 2014. Disponível em: http://cocriando.natura.net/cs/cocriando/homecocriando. Acesso em: 30 maio 2024.

COMMUNITY MANAGER SCHOOL. Como a Nike faz marketing de comunidade. Por Emiliano Agazzoni. São Paulo: CM School, 2024. Disponível em: https://www.communitymanagerschool.com/blog/como-a-nike-faz-marketing-de-comunidade. Acesso em: 30 maio 2024.

DALLA VALLE, T. O. F. Cocriação de valor como estratégia de comunicação na sociedade em rede: estudo do programa Cocriando Natura. Orientação: Maria Ivete Trevisan Fossá. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6373. Acesso em: 28 maio 2024.

HARTLEY, J. Utilidades do YouTube: alfabetização digital e a expansão do conhecimento. In: BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. Tradução: Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009. p. 165-186.

JENKINS, H. O que aconteceu antes do YouTube? In: BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. Tradução: Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009. p. 143-164.

LAS CASAS, A. L. Cocriação de valor: conectando a empresa com os consumidores através das redes sociais e ferramentas colaborativas. São Paulo: Atlas, 2014.

PODOSPHERE. In: COLLINS Dictionary. [S. l.]: Collins, 2024. Disponível em: https://www.collinsdictionary.com/dictionary/english/podosphere. Acesso em: 21 jun. 2024.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. O futuro da competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

RAMASWAMY, V.; OZCAN, K. O paradigma da cocriação. Tradução: Maria Lucia de Oliveira. São Paulo: Atlas, 2016.

ROGERS, D. L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. São Paulo: Autêntica Business, 2021.

SCARTON, L. M. Cocriação de valor em cadeias curtas de abastecimento alimentar: estudos de caso no Rio Grande do Sul. Orientação: Paulo Dabdab Waquil. 2016. 253 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/158912. Acesso em: 30 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"