Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal: uma biblioteca na Cinelândia, RJ

Alpina Gonzaga Martins Rosa, Klara Martha Wanderley Freire, Jaqueline da Silva Lima, Fernanda de Moura Caban

Resumo


O presente relato tem como propósito comunicar a experiência da Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal, RJ, ao expor a pesquisa quali-quantitativa aplicada junto aos usuários da biblioteca no primeiro semestre de 2019.
A Biblioteca do CCJF se caracteriza como biblioteca pública temática em Artes. Aberta em 2003, ela proporciona informação, cultura e lazer ao cidadão, oferecendo à comunidade um espaço diferenciado, atendendo tanto o público em geral, como aos especialistas na área. Além de abrigar a memória da instituição, conta com um acervo de aproximadamente 10.000 obras voltadas para Artes, principalmente sobre Fotografia, com também, obras de áreas correlatas.
A enquete aplicada no primeiro semestre de 2019 aos usuários da Biblioteca do CCJF, teve como objetivo verificar a satisfação dos mesmos em relação aos serviços oferecidos pela Biblioteca. A maioria elogiou o ambiente em termos gerais e em especial o silêncio do espaço. Constatou-se que 84% dos usuários utilizam o espaço para estudar com material próprio e que 40% dos usuários consultam o acervo da Biblioteca. Outro dado importante é que 95% dos usuários leitores não participaram dos eventos realizados pela Biblioteca.
Na análise dos dados tabulados, levantou-se elementos para novas propostas de atividades na Biblioteca do CCJF que poderão gerar um maior capital social para o público.

Palavras-chave


Bibliotecas de arte; Bibliotecas públicas; Informação em arte; Centro Cultural Justiça Federal; Estudo de usuário.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.