O Bibliotecário como docente na graduação em Medicina: experiência na elaboração, docência e avaliação da disciplina “Tópicos de Informação em Saúde”.

Shirlei Galarça Salort, Bárbara PIlatti Piffer, Raquel Schimitt Domingos, Viviane Carrion Castanho, Maiara Bettio

Resumo


Este trabalho apresenta as etapas de elaboração, docência e avaliação da disciplina “Tópicos de Informação em Saúde”, ofertada ao curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ministrada por bibliotecários, mostrando sua evolução e destacando os resultados das avaliações discentes, o conteúdo abordado e a metodologia utilizada. A experiência apresentada permitiu constatar que a inserção do bibliotecário nas atividades de ensino na graduação contribui positivamente para o letramento informacional dos acadêmicos, assim como para uma melhor formação em pesquisa. Somando-se a isso, tal atuação permite maior interação com os discentes, o que possibilita um estreitamento das relações entre comunidade acadêmica e biblioteca, otimizando o uso dos recursos de informação disponíveis e proporcionando maior conhecimento dos serviços prestados pelos bibliotecários. Por fim, entende-se que a ampliação de vagas para outros cursos de graduação da UFRGS, contribuirá ainda mais, tanto para a formação de um número maior de estudantes quanto na promoção da interdisciplinaridade.

Palavras-chave


bibliotecário, oferta de disciplina de graduação, pesquisa em saúde, Medicina, Biblioteca FAMED/HCPA

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