Avaliações e serviços em Unidade de Informação: um breve panorama em Biblioteconomia e em Ciência da Informação

Marcelo Calderari MIGUEL, Sandra Maria Souza de Carvalho

Resumo


Realiza uma análise métrica da produção científica sobre avaliação de serviços no âmbito da Ciência da Informação (CI) e na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), visando verificar o estatuto epistemológico da CI em relação a produção de diagnósticos em espaços de memórias (bibliotecas, arquivos, museus), em função da produção de saber sobre tais espaços e ambiências de informação. Aborda a questão da gestão de qualidade e avaliação de serviços, analisando especificidades relativas aos espaços não formais de educação. A falta de diagnósticos afeta o processo de desenvolvimento de serviços e cabe ao profissional da informação zelar para a manutenção, aperfeiçoamento e desenvolvimento das organizações primordial a sociedade. Constata que no Brasil os estudos sobre a avaliação de serviços advêm desde 1974 com abordagens direcionadas ao serviço de referência até tempos contemporâneos aproximando-se a uma centena de debates. Observando no recorte de 2009-2018 a produção brasileira de artigos sobre a temática de gestão de serviços na BRAPCI vem crescendo graças ao debate dessa temática nos principais congressos e devido a metas que avançam no debate dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Palavras-chave


Avaliação de Serviços. BRAPCI. Ciência da Informação. Produc Científica.

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