METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO: INOVAÇÕES NO ENSINO

Dayanne da Silva Prudencio, Luisi Maria Costa de Oliveira

Resumo


Descreve a experiência de aplicação de metodologias de aprendizagem ativas no âmbito do
ensino da disciplina Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento. Foram utilizadas as estratégias de sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em equipes, aprendizagem baseada em problemas entre outras. O Google Classroom foi utilizado como ambiente virtual de aprendizado para comunicação entre a docente, discentes e a monitora e neste foram incluídos os planos de aula, material instrucional, lista de exercícios, quizzes e bibliografia complementar. Conclui-se que as metodologias contribuíram para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, melhor aproveitamento da disciplina, correção de processos pedagógicos e dificuldades de aprendizagem e em síntese alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.

Palavras-chave


Ensino em biblioteconomia. Metodologias ativas . Inovações pedagógicas. Ensino de graduação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.