Leitura: instrumento tangível para e na educação de crianças e adolescentes infratores: a Biblioteca Pública municipal Érico Veríssimo, Rio Grande, RS é o cenário que oferece a ação.

Claudio Renato MORAES DA SILVA, Barbara Cristiane Lucas Torma

Resumo


O artigo é resultado de pesquisa realizada em 2016 e visa apresentar a importância da biblioteca pública e suas práticas para com a comunidade no processo de ressocialização de crianças e adolescentes infratores, com base em estudo feito na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo, no município de Rio Grande, RS - Brasil. Objetivou-se acompanhar, assistir, perceber e representar as interferências ocorridas com essas crianças e adolescentes pela ação de mediação pela educação, papel desenvolvido pela bibliotecária e pela biblioteca. A metodologia utilizada se pautou na revisão teórica e o resultado obtido foi satisfatório, colocando a biblioteca pública como mais um instrumento no caminhar da readequação destas crianças e adolescentes.

Palavras-chave


Crianças e adolescentes infratores. Biblioteca Pública. Ressocialização pela Leitura.

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