Iniciativas na Gestão Pública: competência em informação de bibliotecários da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luciana Ferreira Machado, Cássia Costa Rocha Daniel de Deus, Zoraide Dantas Ribeiro Freitas

Resumo


O presente trabalho aborda, sob a perspectiva da competência em informação, a participação efetiva de Bibliotecários, técnicos administrativos em educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no desenvolvimento do Programa de Admissão de novos servidores, por meio de concurso público. Contextualiza o ambiente universitário como produtor do conhecimento e a importância dos técnicos administrativos em educação nessa dinâmica, em consonância com a busca da melhoria contínua na gestão pública. Ressalta que o Programa de Admissão foi concebido em 2018, e tem por intenção promover a adaptação dos servidores recém-concursados, no ambiente de excelência do ensino. Descreve a experiência do acolhimento, desde a concepção, pautados em autores no contexto da competência informacional. Aponta para o produto da experiência: a elaboração de uma cartilha com a apresentação da estrutura administrativa da Universidade, com as principais fontes de informação inerentes a sistemática do funcionamento institucional, que auxiliam a prática laboral dos servidores. O método para organização da cartilha e a dinâmica de sua concepção são evidenciados, com objetivo de nortear e incentivar iniciativas semelhantes. Destaca como o Bibliotecário, sob a perspectiva da competência em informação, pode ampliar o seu raio de atuação na Universidade, por meio da colaboração com as instâncias superiores.

Palavras-chave


Bibliotecário; Competência em Informação; Programa de Acolhimento; Universidade Federal do Rio de Janeiro

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