INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO : SOB A PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES

Esther de Sá Bento, Dayanne da Silva Prudencio

Resumo


Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza exploratória e de campo, com o objetivo de investigar as percepções e expectativas dos discentes e docentes dos cursos presenciais de Biblioteconomia, acerca da institucionalização do curso de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância, bem como da utilização de recursos típicos do ensino a distância na graduação presencial. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma coleta de dados a partir da aplicação do questionário aos discentes e docentes nos cursos presenciais de bacharelado de biblioteconomia de três universidades federais do estado do Rio de Janeiro, a saber: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Os resultados obtidos apontam que ambos os grupos são favoráveis à oferta do curso de bacharelado na modalidade EAD e acreditam que o curso trará benefícios ao país. Conclui-se que embora os grupos pesquisados sejam favoráveis à institucionalização do curso, se mostram preocupados com os avanços do EAD no Brasil e que ainda existem desafios para a plena aceitação da EAD e a utilização de seus aportes na graduação presencial.

Palavras-chave


Educação a Distância. Biblioteconomia. Biblioteconomia a Distância.

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