BIBLIOTECÁRIO DE REFERÊNCIA CAPIXABA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Vânia Célia Oliveira, Patrícia Santos Silva

Resumo


A pesquisa visa conhecer o processo de formação continuada dos bibliotecários de referência capixabas e como objetivos específicos foram estabelecidos: caracterizar os bibliotecários participantes do estudo; levantar aspectos relativos à empregabilidade do profissional; identificar os canais utilizados para a formação continuada e conhecer os desafios enfrentados para a formação continuada. Realizou-se quanto aos objetivos um estudo descritivo, do tipo levantamento (survey). Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados o questionário, com questões fechadas e de múltiplas escolhas. Conclui-se que os bibliotecários de referência capixabas são compromissados com a formação continuada; e pensam que somente a graduação em Biblioteconomia (formação inicial) não garante as competências para ingresso e permanência no mundo do trabalho. Reforça-se, então, o pressuposto de que a sociedade requer um trabalhador capaz de atender as suas necessidades de um lado; e de outro, a ideia de que a formação continuada torna-se necessária não somente por ser quesito de competitividade, mas também de aprendizagem coletiva quando os trabalhadores trocam experiências. Evidenciou que 59,4% dos bibliotecários buscam a formação continuada por essa via de troca de experiências.

Palavras-chave


Formação continuada. Bibliotecário. Bibliotecário de referência. Carreira profissional.

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