Gestão de empréstimos de recursos informacionais em relação ao desempenho acadêmico dos alunos do ensino fundamental e médio do Colégio São Francisco Xavier em Ipatinga/MG

Bruno Moreira de Moraes

Resumo


O poder da leitura na formação de crianças e adolescentes é algo comumente ressaltado pela literatura das áreas de educação e biblioteconomia. A criação de dados e relatórios cooperam para a gestão dos processos e acompanhamento pedagógico dos alunos. No entanto, há uma carência de instrumentos de gestão de dados de leitura nas bibliotecas escolares no Brasil. As bibliotecas escolares que possuem algum software subutilizam as ferramentas de apoio de gestão, como relatórios de empréstimo fundamentais para o entendimento do comportamento informacional de alunos de uma dada escola. Pensando nisso, a presente pesquisa teve por objetivo criar uma metodologia de análise de dados de empréstimos e identificar em que medida as práticas de leituras contribuem no desempenho acadêmico dos alunos do ensino ensino fundamental e médio do Colégio São Francisco Xavier (CSFX) em Ipatinga/MG no ano letivo de 2018. Como metodologia, extraiu-se os relatórios de notas e de empréstimos de cada aluno matriculado do ensino fundamental e médio em formato de planilha de Excel. Nos dados de notas, foi realizada uma média geral obtida por cada aluno no final do ano letivo de 2018 e a ela associou-se pela fórmula PROCV do Excel o total de empréstimo no mesmo ano. Além disso, foram gerados outros indicadores. Foi possível verificar uma relação direta entre empréstimo de recursos informacionais com o nível de excelência do corpo discente do Colégio. São dados que podem auxiliar as práticas e metodologias educacionais e informacionais tanto para professores e pedagogos quanto para a gestão da biblioteca.

Palavras-chave


Competência Informacional. Gestão de dados. Índice de empréstimo. Gestão de bibliotecas. Desempenho acadêmico.

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