Ações para inclusão de periódicos como bibliografia suplementar em uma Instituição de Ensino Superior

Morgana Ramos Albuquerque, Leonilha Maria Brasileiro Lessa, Mírian Cristina de Lima

Resumo


Apresenta as mudanças trazidas pelo Instrumento de Avaliação de Cursos de Ensino Superior do INEP/MEC com foco na adequação da bibliografia de periódicos, também conhecida como Bibliografia Suplementar. Trata-se de um relato de experiência sobre as ações para inclusão de periódicos como Bibliografia Suplementar nos cursos de uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada em Fortaleza/CE. Como técnica de pesquisa foi utilizada a observação participante, o que possibilitou o contato direto do pesquisador com o contexto considerando que ele também é um sujeito da pesquisa. As ações para inclusão de títulos de periódicos envolveram a elaboração de critérios para orientar quais títulos deveriam ser selecionados, além da capacitação de professores sobre estratégias de pesquisa de periódicos em bases de dados. Acredita-se que o incentivo ao uso de periódicos na graduação trará benefícios na formação do aluno quanto pesquisador. Por outro lado, isso resulta na necessidade do bibliotecário ter maior conhecimento do seu acervo de periódicos digitais. Conclui-se ainda que a biblioteca deve atuar como mediadora capacitando e orientando os docentes na adequação de uma bibliografia atualizada e consistente

Palavras-chave


Biblioteca Universitária. Avaliação de Cursos de Ensino Superior. Bibliografia de Periódicos. Bibliografia Suplementar

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