ACESSO, USO E APROPRIAÇÃO DE E-BOOKS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Maria Virginia Farage Pretti, Lucileide Andrade de Lima do Nascimento

Resumo


Introdução: Analisa a partir da literatura técnico-científica o acesso, uso e a apropriação de e-books por estudantes universitários. Objetivos: Discute nível de interesse dos estudantes universitários quanto ao uso de e-books para suprir demandas e necessidades de informação. Metodologia: Para produção dos dados utiliza a pesquisa bibliográfica com levantamento bibliográfico de dados tratando de cobrir publicações técnico-científicas referentes ao uso e apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e mais especificamente, do acesso, uso e apropriação de e-books por estudantes universitários. Utiliza como amostra as pesquisas realizadas no Brasil, países latinos americanos, Espanha, América do Norte e alguns países da União Europeia (UE), entre 2008 e 2018. Resultados: Contribui no âmbito científico para a discussão sobre o uso de e-books por estudantes universitários. Conclusão: As TIC e os recursos digitais de informação, dentre eles os e-books, têm impactado a organização das bibliotecas universitárias e o sistema de comunicação acadêmica. As bibliotecas universitárias vêm buscando novas formas de otimizar serviços, produtos e gerenciar coleções híbridas (impressas e digitais). Bibliotecários e profissionais da informação buscam novas competências para avaliar o que é importante e relevante quanto a aquisição de coleções digitais de e-books (custos, direitos de autor, regulamentações que envolvem o uso de licenças, e aspectos legais. Professores e alunos estão mudando os hábitos e adotando tanto livros físicos quanto e-books. A transição do uso de livros impressos para e-books não é afetada apenas pelas novas tecnologias, mas pela forma como o consumidor percebe e usa as novas tecnologias.

Palavras-chave


Palavras-chave: Livros digitais. E-books. Coleções Digitais. Documentos eletrônicos. Estudantes Universitários. Tecnologias de Informação e Comunicaç

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