A educação de usuários em bibliotecas universitárias visando à preservação do acervo: um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo

Marta Leandro da Mata, Catia Maria Scoto da Silva, Meri Nadia Marques Gerlin

Resumo


As Bibliotecas Universitárias são consideradas bibliotecas educativas, fundamentais na disseminação da informação e do conhecimento, seu ambiente é propício para a promoção do desenvolvimento intelectual. Por isso, é essencial que sejam adotadas medidas que garantam a vida útil dos acervos. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar as práticas dos usuários em relação à conservação do acervo. De modo específico, buscou-se verificar o perfil dos usuários, identificar sua compreensão acerca dos fatores de deterioração do acervo e verificar se contribuem com o processo de preservação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com análise qualitativa, para coleta de dados foram aplicados 100 questionários de modo aleatório com os usuários presentes na biblioteca. Os resultados mostram que a maioria dos participantes é do sexo feminino, que está no período de graduação. Uma parte significa acredita que os indivíduos causam danos ao acervo, mas viram poucos usuários deteriorando o acervo, também compreendem as atitudes que não devem ter com relação à coleção. Considera-se que apesar de possuírem conhecimentos relacionados à preservação do acervo, as ações direcionadas à educação de usuários são fundamentais em uma biblioteca universitária visando garantir maior durabilidade dos materiais.

Palavras-chave


Educação de usuários. Biblioteca universitária. Preservação de acervos.

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