Valorização profissional: ações e iniciativas do Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região para o fortalecimento e consolidação da classe bibliotecária na sociedade.

Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho, JEAN CHARLES RACENE DOS SANTOS MARTINS, Layde Dayelle dos Santos Queiroz, Luiz Fernando Correia de Almeida, Ryanne Silva Lima

Resumo


No Brasil, os conselhos profissionais são entidades que se destinam ao controle e fiscalização de determinadas profissões regulamentadas, em sua maioria, criados há mais de cinco décadas. A atuação dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia contribui para garantir e assegurar a permanência do profissional atuando na sociedade, apesar de ser comumente compreendido com a função de órgãos como associações e sindicatos. Foram elencadas algumas ações executadas até o presente. Mesmo se tratando de ações encabeçadas por comissões específicas, ressalta-se o envolvimento e comprometimento efetivo de todos os conselheiros, funcionários, assessores e parceiros. A realização de palestras e o apoio a eventos, embora não seja o foco dos conselhos profissionais, é uma forma de promover atualização, interação e valorização profissional, uma vez que estas ações promovem a melhor atuação dos bibliotecários em seus ambientes de trabalho, estimulam os graduandos a participar ativamente nas programações enquanto estudantes e após a conclusão da graduação, enquanto profissionais, além de criar ambientes para a troca de experiências profissionais e network. O CRB11 em condição de representante da classe bibliotecária, corrobora para a valorização destes profissionais. Realizando as ações, eventos e projetos citados neste relato de experiência que busca evidenciar o bibliotecário à sociedade. Pode-se perceber por meio dos feedbacks dos próprios bibliotecários o sentimento de gratidão ao reconhecerem que evoluíram ao receberem destaque e consequentemente, valorização profissional.

Palavras-chave


Valorização profissional; CRB11; Conselho Regional de Biblioteconomia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.