A participação política na opinião dos alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal Goiás.

Hevellin Estrela, Geisa Müller de Campos Ribeiro, Suely Henrique Gomes

Resumo


Este trabalho visa conhecer a opinião dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Através de uma disciplina ministrada no curso aos alunos do 5º e 7º semestre, foi aplicado um teste de evocação livre de palavras para os alunos, com o intuito de conhecer a opinião deles sobre os temas de política, políticas públicas e participação política dos mesmos. A metodologia adotada é qualitativa e através da pesquisa bibliográfica construiu-se o referencial teórico. Para a a coleta de dados usou-se a técnica de associação livre de palavras e depois utilizou-se o software Iramuteq para fazer a construção da nuvem de palavras, que demonstra quais são consideradas as palavras mais importantes ou mais frequentes em um texto. O que percebeu-se é que os alunos do curso, que lida com a informação na atuação profissional, é que falta conscientização do poder que a política, as políticas públicas e a participação política desse cidadão pode influenciar na sua atuação profissional e no papel de modificar vidas através do acesso a informação. É preciso buscar ser um profissional
bibliotecário consciente, pois além da atuação como cidadão, esse profissional atua como formador de sujeitos, que são direcionados a fontes informacionais e que vão de alguma forma exercer a sua cidadania, mesmo que em outras profissões.

Palavras-chave


Participação política. Biblioteconomia. UFG. Discentes.

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