Construção de interfaces digitais para usuários de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo dos requisitos na perspectiva da Ciência da Informação

Laudiceia Lino de Alencar Rodrigues, Marcelo dos Santos

Resumo


Em função do amplo e diversificado uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em processos de ensino-aprendizagem, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) constituem instrumentos essenciais para disponibilização de conteúdos informacionais aos alunos dos cursos (usuários). Entretanto, a apropriação da informação representa uma tarefa crítica, sobretudo em práticas de ensino mediado por TICs, uma vez que não se tem a presença física de um professor. Na perspectiva da Ciência da Informação, dentre outros, na oferta de conteúdos informacionais, deve-se considerar os atributos de forma, conteúdo e acessibilidade. Assim, considerando que os conteúdos são disponibilizados aos alunos por meio de interfaces digitais, neste trabalho, objetivou-se identificar e sistematizar os requisitos para implementação de interfaces digitais em AVAs, de modo que estas interfaces ofereçam um espaço de mediação que promova a apropriação da informação pelos usuários. Como principal resultado, tem-se um guia para orientar a concepção de interfaces de AVAs, favorecendo a apropriação dos conteúdos.

Palavras-chave


Ambiente virtual de aprendizagem. Educação a distância. Interface digital. Mediação e apropriação da informação. Usuário da informação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.