Blockchain como tecnologia para transparência de dados de ensaios clínicos

Larissa F. Dos Angelos Cedro, Claudio Gottschalg Duque

Resumo


Introdução: Apesar dos recursos já existentes de regulação de registro e publicidade, é constatado que frequentemente os dados da pesquisa não são devidamente registrados. Assim, foi gerado uma expectativa da descoberta de novas tecnologias que pudessem assegurar a confiança, rastreabilidade e irreversibilidade dos dados de pesquisa de ensaios clínicos.
Metodologia: Após análise da literatura observou-se a necessidade da usabilidade de uma tecnologia capaz de dirimir esses fatores negativos de publicação de resultados. Foi buscado na literatura biomédica documentos que retratassem a avaliação de publicação e transparência em resultados de ensaios clínicos. Para a busca foi selecionada a base MEDLINE. Com o descritor MeSH “Clinical Trial” e a palavra-chave “transparency”.
Resultados: Foram recuperados 386 registros, entre esses 58,55% (226) estão relacionados com a discussão entre a necessidade de transparência e divulgação de resultados de ensaios clínicos. Entre as soluções indicadas para redução do viés de publicação e de melhor transparência aos resultados está o uso da tecnologia Blockchain.

Palavras-chave


Blockchain; Comunicação científica; Ensaio Clínico; Tecnologia Distribuitiva

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.