O PAPEL DA BIBLIOTECA PÚBLICA E A LEITURA EM REGIÕES DE POBREZA: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE FUNDÃO

Gabriela de Oliveira Gobbi

Resumo


O presente trabalho foi apresentado como monografia no curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi realizado alguns apontamentos sobre bibliotecas públicas e leitura em regiões de pobreza e verificou através de um estudo de caso o desempenho escolar dos usuários da Biblioteca Pública Municipal de Fundão e do Programa Bolsa Família que residem nos bairros Orly Ramos e Campestre. Para coleta de dados foi utilizado o relatório de empréstimo e as fichas cadastrais dos usuários. O segundo instrumento de coleta foi uma entrevista semiestruturada com a equipe pedagógica e com os professores das escolas Eloy Miranda e Nair Miranda que identificou o desempenho e a vida escolar dos usuários e sobre os programas de leitura das escolas. Constatou-se que os usuários do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental não têm dificuldades no processo de ensino aprendizagem e os usuários do sexto ao nono ano do ensino fundamental têm um senso crítico diferenciado e um desenvolvimento maior na linguagem oral e escrita.

Palavras-chave


Pobreza, Biblioteca Pública, Leitura

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