BIBLIOTERAPIA PARA IDOSOS: A LEITURA FAZ BEM AOS OLHOS E AO CORAÇÃO

Edna Gomes Pinheiro, Eliane Bezerra Paiva, Marynice Medeiros Matos Autran, Rosa Zuleide Lima de Brito

Resumo


Reconhecendo o valor da velhice e o potencial do idoso, e que a população brasileira esta envelhecendo, encontramos razões significativas para desenvolver essa pesquisa, compreendendo que ao agir, o homem interage com o seu contexto e consegue modificar a própria vida. Todavia, para que essa transformação se concretize,é preciso recorrer a ações/fenômenos que possam garantir a integridade humana.
Acreditamos que a Biblioterapia com o papel de cuidar do ser, se constitui em ações/fenômenos dessa natureza, porque atribui sentidos à vida do idoso, na medida que oferece informações inerente ao saber envelhecer com qualidade, ao saber conquistar a cidadania e a inclusão social. Aborda as seguintes questões de pesquisa: Qual a dimensão da Biblioterapia na práxis bibliotecária? Onde reside a capacidade da leitura em fazer bem ao coração?

Tem como objetivo geral: analisar as práticas biblioterapêuticas desenvolvidas com os idosos na Associação Metropolitana de Erradicação a Mendicância (AMEM), em João Pessoa-PB. A Metodologia está calcada nas orientações do método biblioterapêutico, aplicado com os sujeitos da pesquisa - 23 idosos residentes na AMEM .
Conclui, que o valor da leitura como função terapeutica está na possibilidade de oportunizar a catarse de conflitos/emoções/agressividade. A crença dada a Biblioterapia como leitura terapêutica se revela na construção da autonomia do idoso, para reconhecer a alteridade, desenvolver o auto respeito/respeito pelo outro, e na responsabilidade sobre as próprias decisões.

Palavras-chave


Biblioterapia. Leitura terapêutica. Idoso

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.