Acesso à informação acadêmica através da implementação de tecnologias assistivas: inclusão de deficientes visuais em bibliotecas universitárias.

Leticia Priscila Azevedo de Sousa, Glaucilene Mariano Sales, Marília Santos Macedo

Resumo


Objetiva proporcionar o acesso à informação para usuários com deficiência visual nas bibliotecas do Instituto de Matemática (IM) e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Para alcançar esse objetivo, buscou-se tecnologias assistivas gratuitas bem como parcerias para disponibilizar livros em Braille e áudio livros da bibliografia básica dos cursos de graduação e pós-graduação atendidos pelas referidas bibliotecas. Uma das tecnologias assistivas gratuitas que será instalada nos computadores das bibliotecas é o DosVox, desenvolvido pela (UFRJ/NCE), que possui programas específicos e adaptáveis que irá criar uma cultura de autonomia, promover a inclusão social, aumentar o índice de independência e a motivação pessoal. Outro recurso pesquisado é o DDReader desenvolvido pela fundação Dorina Nowill, que possibilita a leitura de livros digitais. Serão feitas tentativas para estabelecer parcerias para aquisição de áudio livros e livros em Braille com as instituições Audioteca Sal e Luz e o Instituto Benjamin Constant. Por ser um projeto piloto, o resultado esperado é possibilitar aos alunos uma autonomia e uma acessibilidade efetiva aos produtos e serviços das bilbiotecas do IM e do CFCH. Espera-se que posteriormente o projeto seja ampliado para que se implemente em todas as bibliotecas da UFRJ e, dessa maneira, a UFRJ se torne uma instituição efetivamente acessível para esse público.

Palavras-chave


Acesso à informação; Deficientes; Educação inclusiva; Acessibilidade

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