INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, BIBLIOTECAS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: estudo das estratégias de difusão da informação e da cultura africana e afro-brasileira na EJA

Valdirene Pereira da Conceição, Maurício José Morais Costa

Resumo


Estudo acerca da difusão da informação étnico-racial em bibliotecas. Trata de uma pesquisa exploratória de natureza analítica e descritiva, que objetiva apontar as estratégias e ações da biblioteca na difusão da informação étnico-racial na EJA, bem como suas contribuições para o processo ensino e aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira nessa modalidade. Concebe a EJA como o direito à educação de jovens e adultos assegurado na Constituição Federal de 1988 e ratificado nas políticas educativas brasileiras, não apenas como uma ação compensatória e de aceleração dos estudos. Contextualiza a inserção das temáticas da diversidade étnico-racial, africana e afro-brasileira nos currículos nacionais na legislação do Brasil. Discute o papel das bibliotecas no combate ao racismo e ao preconceito, assim como à diversidade étnico-racial na educação de jovens e adultos. Apresenta como resultado, uma lista de atividades destinadas a auxiliar as práticas de documentação, difusão e preservação da informação étnico-racial na EJA, tais como reconhecer e valorizar as contribuições do povo negro na cultura, literatura, dança, culinária, moda, dentre outras. Pontua as inúmeras possibilidades de a biblioteca atuar na produção, tratamento e difusão da informação étnico-racial na EJA, a partir de mecanismos próprios, de conhecimento do público, do perfil a quem ela atende, indo além da visão reducionista de adaptação das atividades do ensino fundamental e médio nessa modalidade. Enfatiza a necessidade de conhecimento acerca das normativas nacionais, da história e cultura africana e afro-brasileira, mediante ações proativas por parte das unidades de informação.

Palavras-chave


Informação étnico-racial. Educação de Jovens e Adultos. EJA. Papel educativo da biblioteca.

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