Biblioteca universitária: mediações da cultura informacional científica e formação de sujeitos do conhecimento

Lilian Viana, Ivete Pieruccini

Resumo


Apresenta pesquisa de doutorado em curso que afirma a importância da ampliação dos limites conceituais que configuram a biblioteca universitária em nosso país a ser tomada como instância de mediação da cultura informacional científica. Evidencia a problemática das relações dos estudantes universitários com esse universo, face à insuficiência de saberes necessários e indispensáveis à sua constituição como sujeitos epistêmicos, condição ao diálogo afirmativo com o patrimônio científico existente. Por meio de pesquisa teórica e empírica - que faz uso de metodologia colaborativa -, junto a estudantes ingressantes em curso de graduação, propõe observar dinâmicas implicadas nas relações dos sujeitos com a cultura informacional científica, tendo em vista extrair elementos que contribuam às reflexões sobre o desenvolvimento da dimensão formativa da biblioteca universitária, por meio de processos de mediação cultural. Considera que ao redefinir-se por abordagem nessa direção, a biblioteca universitária estará em diálogo com problemáticas do contexto contemporâneo, contribuindo à formação de sujeitos do conhecimento e, consequentemente, ao desenvolvimento dos campos do conhecimento, intrinsecamente ligados às dimensões sociais, culturais e econômicas do país.

Palavras-chave


Biblioteca universitária. Ensino superior. Conhecimento. Mediação.

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