AS ÁREAS E SUBÁREAS TEMÁTICAS DO TESAURO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS (TECAD): POR UMA TAXONOMIA DA INFORMAÇÃO LEGISLATIVA.

Katia Soares Braga, Marcos Adriano Rossi de Oliveira, Elzuila Maria Crepory Franco de Menezes Bastos, Bruno José da Silva Passos, Lucia Maria Costa de Moraes

Resumo


Apresenta a teoria, a metodologia, a estrutura e a experiência adotada no Comitê de Indexação para a revisão das áreas temáticas do Te-sauro da Câmara dos Deputados (TECAD). Atualmente, as áreas temáticas são usadas tanto para o desenvolvimento dos termos no TECAD quanto para a classificação dos diversos tipos de documentos indexados. Mas essas áreas temáticas deverão ser utilizadas não apenas na indexação de todo o conteúdo informacional nos diferentes sistemas de informação, mas também na recuperação e navegação no Portal da Câmara dos Deputados. Essa mudança está prevista no projeto da chamada Virada Digital que, dentre outras ações para melhoria da organização e recuperação da informação, visa integrar os sistemas de informação com os instrumentos de controle termino-lógico e indexação, principalmente o TECAD. Para atender a essas novas demandas, as áreas e subáreas temáticas estão sendo revisadas com foco na criação de uma taxonomia baseada na produção legislativa e orientada para a organização da informação legislativa na Câmara dos Deputados.

Palavras-chave


Domínio temático; Tesauro da Câmara dos Deputados (TECAD), Taxonomia, Organização e Representação do Conhecimento, Informação Legislativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.